Os Benefícios da Natação para sua Saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A natação é um esporte sem impacto e por isso ideal para pessoas com problemas nos ossos, musculatura, entre outros.

É uma ótima atividade para os idosos e crianças segundo o geriatra Wilson Jacob Filho.

os-beneficios-da-natacaoÉ um estilo de esporte sem impacto, por isso não afeta as articulações e promove relaxamento dos músculos, além de aliviar a tensão muscular, ela também proporciona equilíbrio muscular. A natação é uma das atividades esportivas mais completas trabalha todo o corpo por causa dos movimentos realizados.

Por esse esporte trabalhar todos os músculos ele também ajuda a melhorar a postura, a flexibilidade da coluna aumenta e pode acabar com qualquer tipo de dor. A respiração também melhora, com a natação a capacidade aeróbica muda para melhor, o nadador precisa de uma quantidade maior de oxigênio para praticar o exercício e por isso a capacidade aeróbica melhora.

 

A terceira idade pode praticar a vontade, mas é claro que precisa ter alguns cuidados, segundo o geriatra  Jacob Filho essa atividade estimula os ossos a se renovarem, com isso a natação ajuda a combater perdas de cálcio e fraturas. Se você é idoso e seu médico liberar a natação, aproveite, só tome muito cuidado ao entrar e sair da piscina, comece sempre devagar até o corpo acostumar com  a atividade e use um calçado correto ao andar perto da piscina e no piso molhado.

 

A Natação

Esse é um esporte muito antigo, existem pinturas rupestres relacionadas a natação com cerca de 7 mil anos atrás. É uma atividade livre, muito recreativa que traz inúmeros benefícios. É muito comum encontrar academias que oferecem aulas de natação para pessoas de todas as idades. Ela também é um esporte e participa de eventos como as Olimpíadas com diversas modalidades.

 

Durante as aulas de natação o aluno além de aprender a nadar, também aprende diversas modalidades, é importante prestar atenção no posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços. Dependendo da modalidade suas pernas e braços vão trabalhar de uma forma, o crawl é o famoso nado livre, existem também o nado de borboleta, peito e costas.

Os benefícios da Natação para a saúde

 

Já citamos alguns benefícios, mas praticar natação não traz apenas os benefícios citados até então, são muitos como:

 

  • Promove a circulação – A circulação sanguínea melhora e isso facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.
  • Existe grande gasto de energia – Praticamente todos os músculos do seu corpo vão trabalhar e por causa disso acontece um grande gasto calórico, muito maior que em outros esportes.
  • Recupera lesões – Atletas de outros esportes que foram lesionados usam a natação como uma forma de recuperação e reabilitação. Na água os músculos trabalham, mas não tem impacto e isso ajuda.
  • Pode ser praticado por todos.
  • Promove a flexibilidade muscular – Na atividade suas articulações se mantém saudáveis e ajuda a reduz o risco de doenças ósseas, como a artrite.

 

O que você precisa para Praticar Natação

 

Para praticar natação não é necessário muita coisa, é importante ter uma roupa de natação confortável como um maiô ou short de banho, touca e outros equipamentos que achar necessário. Além disso, você precisa de uma piscina e orientação de um profissional para ajudar na atividade, nesse caso é importante procurar uma academia ou fazer em casa com um personal. Não se esqueça:

 

  • De usar óculos de natação para poder abrir os olhos enquanto nada e evitar irritação por causa do cloro;
  • Usar tampão de ouvidos para evitar problemas nos ouvidos como inflamações;
  • Se aquecer antes de nadar para evitar lesões e cãibras.

 

Nunca pratique um esporte sozinho, ter um profissional por perto observando os seus movimentos é essencial para fazer os exercícios certos e não correr risco de lesões. Como a natação é um esporte bem tranquilo que não provoca impacto o risco de lesões é muito pequeno.

 

A natação é um esporte muito interessante e qualquer pessoa pode fazer, independente da idade, avós e netos podem praticar a atividade juntos. Por isso aproveite tudo o que a natação tem para oferecer e comece agora mesmo, chame toda a família para praticar esse esporte com você.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>