As 23 Razões para Treinar na Gravidez

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A prática de exercícios durante a gravidez traz benefícios

Aqui temos um rol de motivos para começar a se exercitar hoje, deixando as desculpas de lado e superando alguns obstáculos comuns.

1. Você provavelmente quer perder peso.

A pesquisa mostra que você pode perder até 7 kg  depois da ges, tação se praticar algum tipo de atividade física durante a gestação, principalmente musculação.

2. O trabalho de parto pode ser mais fácil.

Não há garantias, é claro, mas um abdômen forte e uma qualidade cardiovascular melhor preparada através de exercícios podem ajudar a gestante a empurrar com mais facilidade na hora do parto e ainda torna-la mais resistente a dor. Um estudo descobriu que mulheres que praticaram regularmente hidroginástica no pré-natal reduziram a necessidade de analgésicos na hora do parto em até 58% em relação às mães que não se exercitavam.

3. Você diminuir o seu risco de diabetes gestacional em até 27 por cento.

A alta taxa de açúcar no sangue durante a gravidez aumenta o risco de desenvolver diabetes do tipo 2 e eleva as chances de parto prematuro ou de ter um bebê com excesso de peso. A genética e a idade são fatores que aumentam a possibilidade de desenvolver diabetes gestacional, mas com a prática de exercícios, é possível prevenir ou retardar a necessidade de fazer uso da insulina ou outros medicamentos.

4. Você começa  “o pré-natal em alto nível.”

A prática de exercícios durante a gestação também contribui na redução do stress. Mulheres que praticam atividade física mantém seu humor mais estável do que aqueles que são sedentárias.

5.  “Oh, minha dor nas costas.”

Cerca de dois terços das mulheres grávidas experimentam dores nas costas.

Mas os exercícios aquáticos, yoga e inclinações pélvicas podem oferecer alívio. Exercício durante a segunda metade da gravidez parece ser especialmente útil.

6. Você é menos propensos a ficar constipado.

O trato intestinal das mulheres grávidas muitas vezes sofre alterações devido ao alto nível de progesterona e ao útero em crescimento, mas a prática regular de exercícios juntamente com uma dieta rica em fibras manterá o funcionamento regular de seu sistema digestivo.


7. Você tem mais energia.

Nos dias em que levantar o controle remoto parece ser uma tarefa difícil, até mesmo uma caminhada de 10 minutos pode te dar mais energia.

8. Cuidado com a diabetes gestacional.

Os bebês que nascem com excesso de gordura estão significativamente mais propensos a estar acima do peso no jardim de infância. Recém-nascidos e mães com diabetes gestacional possuem maior pré-disposição a desenvolver diabetes posteriormente.

9. Você pode desfrutar de uma maior flexibilidade de sua vida.

Relaxina, um hormônio da gravidez que é responsável pela remodelação das articulações pélvicas em preparação para o parto, também relaxa o resto de suas articulações. Com certo cuidado, é possível optar por exercícios, como o yoga para garantir maior flexibilidade.

10. Maiores chances de evitar um parto a fórceps, C-seção ou outra intervenção.

Segundo pesquisas, a prática regular de exercícios reduz em:

  • 75% a possibilidade de utilizar a fórceps na hora do parto;
  • 55% de ter uma episiotomia; e
  • Até quatro vezes a necessidade de uma cesariana.

 

11. Você vai chamar a atenção.

Todo mundo sorri quando vê uma mulher grávida fazendo caminhada. Ninguém é mais popular na academia do que a mulher grávida na máquina de bíceps.

12. O seu trabalho pode ser mais curto.

Um estudo constatou que entre as mulheres bem-condicionadas, aquelas que se mantiveram na ativa durante toda a gravidez, e que optaram pelo parto normal, tiveram em média 4 horas de trabalho de parto, já as gestantes que não realizaram nenhuma atividade física, passaram 6 horas em trabalho de parto.

13. Você aprende a relaxar.

Com ênfase em sua respiração, meditação e movimento suave, a yoga pré-natal ajuda mães estressadas a manter a calma. Além disso, a prática regular de yoga pré-natal pode ensiná-la a relaxar ao invés de ficar tensa quando sentir desconforto. Uma habilidade útil durante o parto.

14. Se você se exercitar na água, você desfrutará de uma maravilhosa sensação de leveza.

Para algumas mulheres, natação ou hidroginástica é uma das únicas maneiras de sentir alívio nas dores do pé e reduzir o inchaço no tornozelo.

15. Você provavelmente vai experimentar menos inchaço nas pernas.

Seu corpo retém mais líquidos durante a gravidez, e seu útero em crescimento coloca pressão sobre suas veias, prejudicando o retorno do sangue para o coração. O exercício pode limitar o inchaço, melhorando o fluxo sanguíneo.

16. Reduz o mal-estar de manhã.

Muitas mulheres sentem náuseas durante a gravidez, e a prática de exercícios pode ajudar a reduzir esse sintoma.

17. Você pode reforçar o potencial atlético do seu filho.

Um estudo realizado com jovens de 20 anos de idade, descobriu que aqueles que foram expostos a exercícios enquanto ainda estavam no útero de suas mães, tiveram melhor desempenho em esportes do que jovens da mesma idade cujas mães não realizaram exercícios durante a gravidez.

18. Você vai se recuperar mais rapidamente após o parto.

Em comparação com as mães que permaneceram inativas durante a gravidez, aquelas que se exercitaram estão mais propensas a lidar melhor com as exigências da maternidade.

19. Você será mais saudável e mais magra quando os seus filhos forem para a faculdade.  

As mulheres que se exercitaram durante a gravidez ganharam em média 7,5 kg após 20 anos do nascimento de seu filho, já aquelas que fizeram uma pausa nas atividades físicas durante a gravidez ganharam em média 2 kg a mais após o mesmo período.

20. O sentimento de realização e confiança transborda.

Terminar uma caminhada pré-natal faz com que você pudesse conquistar o mundo!

21. Ajuda a evitar a depressão pré-natal.

Cerca de 12 a 20 por cento das mulheres grávidas sofrem de depressão. Ela está ligada ao sono e a problemas conjugais após o parto. O exercício ao ar livre, com a luz do dia, contribui como antidepressivo.

22. Seus filhos podem se tornar mais inteligente.

Algumas pesquisas indicam que as crianças de mães que trabalham fora ou praticam atividade física regularmente durante a gravidez têm melhor memória, além de pontuações mais altas em testes de inteligência e de linguagem.

23. Sistema imunológico. 

O exercício moderado, como caminhar, diminui o risco de pegar um resfriado. Pesquisas indicam que a prática de exercícios melhora seu sistema imunológico. 

5 melhores programas para as futuras mamães

  • Andar a pé:  fortalece o coração / pulmão, aumenta a resistência física.
  • Exercício de água: Fortalece coração / pulmão; reduz a tensão nas articulações.
  • Pilates no Pré-natal: Fortalece o corpo inteiro, especialmente os músculos do núcleo.
  • Treinamento do peso: aumenta o tônus (contração) ​​e força muscular.
  • Yoga pré-natal: Aumenta a força, resistência e relaxamento.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>